Independência – O caminho que nossos filhos precisam trilhar desde pequenos … e sozinhos.

Muita gente pensa que quando os filhos nascem pouco tempo sobra para fazermos algo por nós mesmas. Na verdade, muitas mães acabam caindo numa dinâmica de stress na hora de educar os filhos. Conciliar a criançada com trabalho, casa e tudo mais, pode levar qualquer uma a beira da loucura!

Mas se analisarmos com calma as nossas práticas enquanto mães, educadoras e gestoras de um lar, veremos que muitos dos problemas são criados por nós mesmas. È duro de ouvir, mas é verdade. Quer ver só? Birra. Qual é mãe que nunca ouviu falar dela? A birra é um chiliquento e barulhento exemplo de um problema mantido por nós mesmas. asupermammy.com

Além da birra, hábitos como arrumar a cama, tirar os pratos da mesa, servir a comida para as crianças, trocá-los, penteá-los depois do banho, guardar os brinquedos, e tanto outros que diariamente fazemos automaticamente nos tomam tempo, energia e paciência.

Porque não atribuir pequenas e grandes tarefas a eles?

Você se encontra na situação de não ter tempo para nada? Então é hora de analisar quais das milhares das atividades que você faz todos os dias que podem ser feitas pelos seus filhos… sozinhos. Acredite, eles são capazes. No começo pode sair meio desajeitado, mas depois tudo se acerta.

Crianças gostam de fazer as coisas sozinhas. Colocar a comida no prato então, nossa a criançada se sente um adulto importante. Parece bobo? Esse sentimento de satisfação em cumprir uma tarefa sozinho e bem feita nunca desaparece de nós.

Por que não criar uma rotina diária de responsabilidades para as nossas crianças?

Faça uma lista e converse com eles, comece por algo na cozinha, diga que agora eles são grandinhos e conseguem fazer muitas coisas. Qual a idade para começar? Quantos antes melhor! Experimente ler: BABY LED WEANING

Uma criança independente sabe se virar melhor com os problemas da escola, entre os coleguinhas ou irmãos, e levam essa lição para toda a vida. Mas não se engane, o limite que damos aos nossos filhos e a firmeza com que cumprimos com nossa palavra os guiam nesse caminho da autonomia. Deixá-los agirem  independentemente não quer dizer criar filhos que não precisam de nós. Significa que precisamos aumentar a moldura do quadro, para que eles possam criar, agir, pintar e bordar em uma plano ainda mais amplo.

Domingo deixei meus mais velhos (8 e 6 anos) fazerem um bolo de caixinha totalmente sozinhos. Da escolha dos ingredientes a limpeza no final. Ajudei na hora do forno, afinal dar a oportunidade para eles serem independentes não quer dizer colocá-los em risco. E o resultado foi nota 10, nem sujaram muito e eu saboreei além do bolo, a delícia de vê-los satisfeitos em terem preparado sozinhos o nosso café da tarde. Fotografei a turma, vejam só:

asupermammy.com

Então é isso, nada de ficar andando pela casa pegando os brinquedos todos pelos chão. Eles podem fazer isso sozinhos. E você ganha mais tempo ao longo do dia para cuidar de si.

Termino com uma frase que li no livro “Crianças francesas não fazem manha”,  retirada de uma canção infantil francesa:

“Os pequenos peixes na água nadam tao bem quanto os grandes!”

Beijos e até a próxima!!

Já curtiu nossa página no facebook? http://www.facebook.com/asupermammy

Anúncios

Um comentário sobre “Independência – O caminho que nossos filhos precisam trilhar desde pequenos … e sozinhos.

  1. Pingback: Presente para o dia das crianças. (Leia antes de comprar) | Super Mammy

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s