Que criança não ama pintar? Desde pequenos começam a fazê-los e logo os desenhos abrem caminhos para as crianças aprenderem, explorarem, se expressarem e se desenvolverem.
“Muitas coisas que a criança nunca poderá dizer com palavras é possível que as diga por meio do desenho”. Rhoda Kellogg (1984)
As crianças pintam por que gostam de brincar com as cores, linhas, formas e texturas e fazem isso, cada qual à sua maneira, de forma autônoma, demonstrando um domínio grande sobre aquilo que produz, dentro de sua fase e suas habilidades. Para saber um pouquinho mais sobre o tema, você pode gostar de ler “Desenhos de criança: fases e interpretações”.
Mas como organizar essas obras de arte que a cada dia se amontoam sobre nossa escrivaninha? Que mãe nunca se viu diante aquele grande dilema: jogar fora ou não os desenhos? Sei que sou boba, mas a cada desenho que jogava fora dava um aperto no coração. Então resolvi dar un jeito nisso e organizei os desenhos em fichários.
A ideia de utilizar os FICHÁRIOS como forma de organizar e guardar os desenhos é simples e barata. Compramos um para cada um e o furador passou a ficar na altura deles. A cada desenho que fazem, furam sozinhos, colocam no fichário e guardam na prateleira de livros.
Vire e mexe abro os fichários e dou uma espiadinha. Adoro ver a criatividade florando e o desenvolvimento deles.
Ensinei a colocarem a data, para transformar em uma bonita recordação quando crescerem. Vamos viver o hoje e celebrar o passado através desses bons momentos que guardamos para recordar um dia. Esses pequenos crescem tão rápido ou, pelo menos, rápido demais para o coração de uma mãe!
Beijos para todas,