É normal comer caquinha de nariz? Eca! Esse assunto é uma meleca.

Vai ter festa no salão?

No meu não, mas aqui em casa tem alguns moradores que andam limpando seus salões frequentemente e o pior (tem como ser pior, acredite!), já peguei no flagra os donos desses dedinhos limpadores comendo a tal da meleca do nariz! Ah! Que horror, eu disse que o assunto é uma meleca!

unbenannt

Fui pesquisar e, naturalmente, descobri que isso é inofensivo e normal. Aliás nem precisava, era só eu lembrar da minha infância e ver que o dedão estava lá na maior agitação. Uma vez a professora do pré chamou meus pais na escola para dizer que eu não parava de limpar o salão. Ai que vergonha!

Bem, pesquisando sobre este assunto melequento, encontrei dois senhores – Scott Napper e Friedrich Bischinger – e descobri que eles trabalham em estudos sérios sobre as melecas e mais, garantem que não tem problema nenhum comer caquinha, e que faz até bem para saúde! Ah… para tudo!

O que é a caca de nariz?

A Caquinha de nariz é formada por secreções nasais ressecadas unidas a impurezas e microrganismos como vírus, bactérias e fungos presentes no ar que respiramos.

Qual seu nome científico?

Ela é conhecida cientificamente como “muco”.

Como é popularmente conhecida?

Caquinha, casquinha, catota, meleca, bichinho do nariz e outros. A imaginação do ser humano é fértil … até demais!

Como se forma?

A caquinha de nariz se forma através dos nossos “filtros nasais”. Os cílios do nariz filtram o ar que respiramos e retém ali grande parte dos vírus, bactérias e impurezas que entrariam em nosso corpo. Unindo essa sujeira toda com a secreção do nariz, obtemos a caquinha. Sua consistência dura e ressecada se dá por causa do ar que entra quando respiramos. Quanto mais poluído o lugar que estamos, mais caquinhas de nariz será produzido. É o nosso corpo trabalhando para evitar que essa meleca externa chegue aos nossos pulmões. Como os cílios não param de se movimentar, eles acabam empurrando essas caquinhas para a abertura do nariz. Tornando mais acessível sua remoção!

Para que serve?

A caquinha atua na defesa do nosso organismo e serve como uma barreira protetora. É necessário ser removida, pois seu acúmulo pode dificultar a passagem do ar.

Por que é bom comê-las? Eca!

Os pesquisadores Scott Napper e Friedrich Bischinger defendem a ideia de que a caquinha é uma espécie de vacina “natural e gratuita” para nosso organismo, uma vez que nela contém porções pequenas de vírus, germes e bactérias.

E esses “bichinhos” que se acumulam no nosso nariz em forma de meleca podem ajudar (se ingerirmos) porque tornariam o sistema imunológico humano mais resistente.

Friedrich Bischinger acompanhou por anos um grupo de crianças que colocavam o dedo no nariz e que comiam as melecas. Comparadas com um outro grupo, com hábitos “nasais” opostos, as que comiam a caquinha tiveram menos gripe e alergias.

Olha o que ele fala:

“A medicina moderna tenta fazer o mesmo, mas de uma forma mais complicada. As pessoas que metem o dedo no nariz e depois comem os mucos, conseguem reforçar seu sistema imunológico de uma forma natural e gratuita. As crianças costumam praticá-lo de forma instintiva mas, a pressão social faz que, quando sejam maiores, deixem de fazê-lo. Eu só peço para que vejam de outra forma, que animem as crianças a colocar o dedo no nariz, já que é algo muito natural e, desde o ponto de vista médico, é uma ideia maravilhosa”.

Curiosidades.

A cacaquinha de nariz é composto principalmente por secreções que contém sal e são produzidas pelo corpo, tais como suor e lágrimas. Portanto, a caquinha, assim como estas outras secreções possuem um gosto salgado. Eu nunca provei e nunca vou provar nem pelo bem da ciência!!!

Tirar caquinha vicia. Dizem que algumas pessoas viciadas em tirar caquinha ficam “cegos” e não importa onde, todo lugar é adequado para cutucar o nariz, mesmo na frente de outras pessoas!

Outra curiosidade: quanto mais caquinha se tira, mais caquinha se forma! Nosso organismo que é muito esperto, uma verdadeira máquina (para mim, um verdadeiro milagre) acredita que a “falta” constante dessa meleca – devido a retirada – é sinal de que o corpo precisa de mais proteção. Dessa forma, libera mais secreção que em contato com o ar, dá “vida” a mais e mais caquinhas.

Boas maneiras e educação!

Por mais que comer caquinha faça bem, ah pelo amor de Deus, isso é horrível de se ver e de se imaginar. Portanto, o bom senso sempre deve prevalecer! Aqui em casa tem uma regra – mas que ultimamente está difícil de ser respeitada, confesso – tirar caquinha só no banheiro!

Quanto a comê-las, ainda não achei um jeito melhor de tirar essa mania deles do que falar que meleca é um monte de bichinhos, bactérias, germes, cocos de rato, barata morta, vírus tudo isso misturado e colado com a cola humana (formada por xixi)! E que isso faz um mal danado, tirando toda a energia que eles precisam para o futebol e Balé. Mesmo que a ciência prove o contrário!

Anúncios

31 comentários sobre “É normal comer caquinha de nariz? Eca! Esse assunto é uma meleca.

  1. Eu ri alto com a sua paciência e jogo de cintura com o comentário da pessoa que come meleca assumidamente, mas morre de nojo de quem não lava o pescoço direito (como se um justificasse o outro) kkkk. Cheguei até aqui pesquisando sobre psicologia para lidar com o tema, pq hoje fui deixar meu pequeno de 4 anos na escolinha e fui alertada de que lá ele tem comido meleca o tempo todo (até na hora do almoço, aff). Em casa eu já presenciei algumas cenas, sempre adverti conversando, dizendo que é sujeira, que não se come, que é igual quando limpa a orelha, a gente não bota na boca o cotonete sujo, a gente joga fora, então o nariz é igual. Mas pelo visto não deu mto resultado…
    Eu tenho lembrança de ter comido meleca qdo criança…e se tenho lembrança, eu já devia ser maiorzinha né?! hahaha
    Mas ainda acredito que seja uma fase e que conversando vai se resolver (assim espero).

    beijos e obrigada por abordar o tema!

    • Oi Fabíola, sem humor e jogo de cintura, o que seria de uma mãe de 4 filhos? Louca total!!! kkkkk Bom, você fez tudo certinho até agora, então é só esperar essa fase passar. Toda vez que ver o pequeno cutucando o nariz, observe e se ele for comer, então diga que não é comida. Cada uma que uma mãe passa, né? Um beijo e boa sorte, que isso passe logo para você! Ah, não se esqueça: vamos lavar o pescoço direitinho! kkkk

  2. Definitivamente eu não sou da terra. Eu me lembro que aos quatro anos eu vi um menino comendo uma meleca, quase vomitei, acho que eu nunca comi a famosa meleca… ECAAAAA… Mas atualmente sofro com a minha filha, pois ela gosta de comer essas melecas… Fico com muito nojo, pois isso me incomoda muito… Tentar ter mais calma… AFFFFF!!!! Que nojo!

  3. Adorei ter mais conhecimento sobre isto.. Mais que é nojento, é! Rs, é só uma fase. Hoje em dia, tenho 15 anos e já passei por essa fase de comer meleca, bom não vejo mal algum ver as outras pessoas fazendo isso, afinal a vida é delas!

    • Oi Juliana, essa fase aqui em casa já passou, bom pelo menos para os dois filhos maiores, vamos ver com os dois menores como é que vai ser… Eu já vi alguns adultos comendo, e claro, a vida á deles, mas fiquei com o maior nojo! kkkk Abraços e obrigada por comentar!

  4. tem algum tratamento para esse problema,tenho um filho de 15 anos… que já está ficando natural… tirar a me leva do nariz e comer… e pior as pessoas veem e chega perto de mim e comenta.. fico sem graça.

  5. Eu como caca de nariz e sou feliz, a prova é que moro em Goiânia uma cidade com surto de dengue e a única vez q fiquei com dengue durou dois dias, tenho dermatite atópica e quase nem tenho mais surtos alérgicos e para mim nojento mesmo é não lavar o pescoço, super horrível, e tem gente q pensa q nem se percebe a crosta de sujeira q se forma, tem que esfregar o pescoço direitinho não é só passar a mão;

  6. minh filha de 4anos come meleca, ñ sei o q faço,pois ela ñ é nada discreta na hora q come e. isso me deixa constrangida. isso é uma faze?

    • Olá, Elenilda. Obrigada por comentar. Sim, é uma fase! Mas nem por isso precisamos deixá-los livres de uma bronquinha. Podemos falar que é feio/”nojento” limpar o nariz na frente dos outros e que ninguém gosta de ver a caquinha dos outros. Mas sua filhota tem 4 aninhos e pode ficar nesta fase mais um tempinho ainda. Beijos e boa sorte!

  7. Adorei a matéria..rs Estou passando por essa situação aqui em casa com a minha filha… é nojento mas não sabia se devia repreender, brigar, fazer escandalo, com medo de gerar futuros problemas psicológicos (a mãe já é louca ne..rs). Vou tentar diminuir o meu desespero ao ver a cena do dedinho na boca após a limpeza geral…

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s