Remedinhos caseiros

Sapequice é sinal de saúde e vice e versa! Mas quando a gripinha chega…

Quem tem criança em casa sabe muito bem como é ruim vê-los doentinhos. Por isso, investir na prevenção é tudo de bom! Melhor ainda se introduzimos na alimentação diária de nossos filhos, alimentos naturais, ricos em vitaminas que ajudam a mantê-los sempre com a imunidade boa. Mas quando a criança já está doentinha, remedinhos caseiros aliados a recomendação do pediatra, os ajudarão a se sentirem melhores.

Vocês sabiam que caldinho de frango com cenoura, temperados com cebola e alho ajudam a combater o estágio inicial da gripe? O American Journal of Therapeutics mostrou que um composto encontrado no caldo de galinha – carnosina – pode ajudar o sistema imunológico do organismo para combater os estágios iniciais de gripe. Além disso, quando incrementada com cenoura, cebola e alho, adicionamos nutrientes que são ótimos para estimular o sistema imunológico.

Maçã contra a diarreia! Hum… Além de gostosa a maçã é uma fruta com muitas fibras apresentadas em forma solúvel, que absorvem água durante a sua passagem pelo intestino, transformando-se numa espécie de gel durante a digestão. Esse processo acaba por deixar as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação.

E para o intestino preso? Azeite! Crianças com mais de seis meses de idade já podem ser alimentadas com papinhas salgadas (cuidado com o sal!). O óleo do azeite não é absorvido pelo intestino e funciona como lubrificante da mucosa intestinal. A Medida? Uma colher de café, para bebês de 6 meses a 1 ano ou 1 colher de sobremesa, para os maiores. Dê 1 ou 2 vezes por dia, não mais do que isso, por no máximo dois dias. Caso a criança consiga evacuar, suspenda o uso.

Deu aquela batida e o galo apareceu? Então corre para a geladeira! A temperatura do gelo impede o sangue de se acumular na região da batida, uma vez que a pancada causa um sangramento por baixo da pele. O frio provoca uma vasoconstrição impedindo esse acúmulo.

Conjuntivites em bebê! Meu bebê com um mês de vida começou com um vermelhinho na pálpebra inferior do olho, foi aí que descobri mais um benefício do leite materno. Como ele possui uma ação bactericida, ajuda a melhorar sem acarretar alergias ou irritações. Para meu bebê funcionou, mas não deixei de comunicar a minha pediatra, que me auxiliou nos cuidados.

Couve e suco de laranja contra a anemia! Pois bem, a couve é riquíssima em ferro. E a vitamina C presente na laranja, acerola, limão e em muitas outras frutas e hortaliças, ajudam na absorção deste ferro. Sempre fiz para meus baixinhos que eram enjoados (e são até hojes) um suco delicioso e com muito ferro e vitamina C. Batia no liquidificador 1 maracujá com água e 2 folhas grandes de couve – com talo e tudo – adicionava um pouco de mel ou açúcar (porque o maracujá é muuuiiito azedo, tadinhos) e eles amavam! Além disso, na época em que nós ainda comíamos couve (porque aqui na Alemanha é difícil encontrar) tomávamos um copão de suco de laranja com limão depois da refeição. Hum… delícia!

Paninho quentinho para dor de ouvido. Compressas com pano morno ajudam a aliviar a dor de ouvido. Isso porquê o quentinho do pano provoca a vasodilatação e relaxa a musculatura da região, ajudando na diminuição da dor. Como esquentar o paninho? Com ferro de passar roupa. Atenção: antes de colocar o paninho na orelhinha, veja se não está muito quente!!

Picadas de insetos, ai como coçam! E para aliviar essa coceirinha, é só diluir uma colher de chá de vinagre em 3 colheres de água filtrada. Por que? Porque o vinagre contém ácido acético, um poderoso anti-séptico. Algumas crianças possuem alergia a certos componentes do vinagre, aumentando a coceira. Não utilizar esta receitinha neste caso.

Gostaram? Aqui na Alemanha eles utilizam muitos remédios naturais, recomendam muita água sempre, e cama para uma boa recuperação. Evito ao máximo dar remédios aos meus filhos, mas quando eles precisam realmente, como no caso de infecções, não exito em usá-los. Sempre, é claro, com a indicação da nossa pediatra.

A Super Mammy.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s