Lição de casa: como preparar o ambiente?

A lição de casa do seu filho não está lá aquela coisa? Nós, mamães e papais, temos uma responsabilidade e tanto nessa tarefa: fazer com que nossos filhotes sejam capazes de fazerem os seus deveres de forma responsável e independente.

Quando me tornei mãe não tinha ideia do tamanhão de funções que teria que exercer. Acho que é bom mesmo a gente não saber disso antes, porque senão muitas mulheres desistiriam logo, e não sentiriam como é bom esse amor, aquele que só os filhos podem nos dar.

Mas que cansa, ah cansa! No fim do dia estou mortinha e preciso de um tempo para mim. É por isso que eles vão para cama cedo aqui em casa, às 20:00 (depois escrevo um post sobre os benefícios de colocar as crianças cedo na cama!).

Mas enfim, voltando ao assunto da lição de casa, não é para fazermos a tarefa para eles, nem para darmos as respostas. Nossa ajuda vem de várias formas, uma delas é através do preparo do ambiente, transformando qualquer cantinho em um local tranquilo para o desenvolvimento da atividade.

hausaufgaben

Leiam também:

Lição de casa: como agir para ajudar (e não atrapalhar) seu filho?

O que atrapalha X O que ajuda – Hora da Lição de casa.

Vamos lá mamães, aqui estão 10 dicas – que irão ajudar a criançada – sobre o lugar adequado na hora do dever de casa:

1. Lugar calmo e tranquilo: Não é preciso ter um quarto de estudos em casa. O importante é que qualquer que seja o local escolhido para se fazer a lição, que este seja um local tranquilo, calmo, longe do barulho da televisão, de outras crianças brincando, do telefone que não para de tocar. Isso não quer dizer colocar a criança lá no fim do mundo. Sentir-se solitária atrapalha na lição de casa, ela tem que estar tranquila e saber que possui alguém por perto a quem recorrer.

2. Fazer lição na mesa da cozinha: Essa é uma dica interessante, principalmente para os primeiros anos escolares. Isso porque no comecinho, a criança não sabe organizar seus materiais e, durante a lição pode ter inúmeros livros em cima da mesa, atrapalhando mais do que ajudando (por isso, ensinar a guardar o que não for mais útil é importante). Estando na mesa da cozinha ou da sala de jantar, o espaço é maior (comparado a uma escrivaninha) e a mãe pode sentar-se ao lado da criança para ajudá-lo.

3. Estar presente e sempre por perto: é importante para a criança, durante a lição de casa, sentir que não está sozinha e que em caso de dúvida, ter a quem recorrer. Também, muitos precisam de um “empurrãozinho” na hora que a preguiça bate! Opte fazer algum tipo de trabalho (ficar no computador, organizar as contas, cozinhar, ou o que quiserem) durante a lição de casa do filho. Assim você estará por perto, sem influenciar demais na tarefa dele. Além disso, caso ele fique chamando muitas vezes para ajudar, é só dizer: “filho, estou trabalhando também, é algo que você não consegue mesmo fazer sozinho? Pense de novo, sei que você pode chegar lá”.

4. Irmãos menores: Quando a criança tem irmãos menores, e você está ali do lado do seu filho ajudando-o na lição, certeza que o menor vai querer ficar por perto também, não é? Mas isso pode atrapalhar a concentração daquele que faz o dever de casa. Então, minha sugestão é que você dê uma atividade para o pequeno. Coloque um mesinha em outro local, com papéis, lápis de cor, quebra cabeça… Essas atividades “darão conta” dessa meia horinha de lição de casa.

5. Irmãos maiores: Por que não colocar o irmão ou irmã maior para ajudar a acompanhar a lição de casa do seu filho? Tente, acho uma boa opção de revezamento. Depois, claro, veja se está tudo em ordem, se a criança cumpriu seu dever e cuidou dos materiais direitnho.

6. Lugar arejado e claro: O Lugar não poder ser quente demais, pois o calor irrita e a irritação atrapalha o raciocínio. Também, deve ser claro para que ele não force a visão. Perto de uma janela ou com uma luminária na mesa são algumas opções para melhorar a claridade do local.

ergo3

8. Pés apoiados: É importante que as crianças estudem com os pés no chão. As cadeiras devem portanto, possuir regulagens compatíveis a altura. Quando a cadeira não permite que a criança apoie os pés no chão, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. A postura correta é quando o joelho, o quadril e os cotovelos apoiados na mesa, formam um angulo reto.

9. Apenas o necessário sob a mesa: deixar muita informação sob a mesa, atrapalha e desconcentra seu filho na hora das atividades escolares. Por isso, deixe apenas os materiais necessários para a realização da atividade.

10. Rotina: Assim que definirem o melhor lugar da casa para fazer a lição, transforme isso em uma rotina, para que seu filho, com o tempo, possa sozinho arrumar seus materiais na mesa, sentir-se confortável, seguro e tranquilo para desempenhar suas atividades. Tudo o que é novo, precisa passar por uma adaptação. E as adaptações são inquietantes muitas vezes. Por isso, a rotina é uma boa ajuda na hora da lição de casa, acostumados com determinado ritmo, poderão fazer seus deveres de forma mais eficiente.

O ano escolar está no comecinho, ajude seu filho a ir bem na escola!

Super Mammy!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s