Ovos coloridos para a Páscoa – uma tradição Alemã!

A Alemanha é cheia de tradições, e cada estação do ano nos revela a criatividade desse povo acolhedor e simpático. A primavera aqui está chegando, essa é a época mais bonita para visitar e passear por aqui. Junto com a chegada da primavera, acontece a quaresma. E como não poderia ser diferente, os alemães enfeitam suas casas para esperar a Páscoa!

Fotor031295537

Algumas tradições aqui da Alemanha para a época da Páscoa.

A Páscoa com certeza é a maior e mais importante festividade cristã na Alemanha, que mantém vivas várias tradições tais como colorir ovos, procurá-los no jardim, assar bolos especiais e acender velas e fogueiras.

Os ovos

Na minha primeira páscoa na Alemanha, demorou para “cair a ficha” até entender que os ovos de chocolates aqui dão lugares aos ovos cozidos coloridos! Uma troca não muito gostosa (pelo menos para mim, nunca gostei de ovo cozido!) mas cheia de cultura, religiosidade e tradição.

Isso porquê enfeitar e colorir ovos de galinha acontece desde o século XII, quando a igreja católica iniciou o costume de abençoar os ovos, que simbolizam a ressurreição de Cristo e o início de uma nova vida. A pintura e a decoração diferenciavam os ovos benzidos dos outros.

Até hoje esse costume é vivo aqui na Alemanha, e podemos ver os ovinhos coloridos nas escolas, no kindergarden, nas casas, lojas, igrejas, enfim em todo lugar!

Os ovos no jardim

Alguns dias antes da páscoa, podemos ver nos jardins das casas, os ovinhos coloridos espalhados e escondidos atrás de vasos, arbustos e da própria decoração pascal. Na manhã do domingo de páscoa, as crianças participam de uma brincadeira: caça aos ovos escondidos no jardim!

Como fazer ovos de galinha para decorar?

A preparação dos ovos envolve toda a família. Existem duas formas:

  • Ovos ocos: Primeiro é necessário esvaziar os ovos e para isso fura-se a base e a ponta do ovo ainda cru. Quanto menor o furo melhor. Deixe escorrer bem. Depois, lave-os cuidadosamente e deixe secar por um dia. Esses ovos são bons para serem usados na decoração de guirlandas, vasos, pendurados em galhos secos e janelas.
  • Ovos Cheios: Primeiro é necessário levá-los ao cozimento e depois de frio, pintá-los com bastões de tinta, anilina dissolúvel, papel crepom ou até canetas com tinta comestível. Esses ovos podem enfeitar a mesa no dia de Páscoa e são eles que as crianças procuram no jardim. Também, as pessoas costumam trocar os ovos cozidos pintados à mão, presenteando familiares e amigos.

Coelho da Páscoa

Assim como no Brasil, o coelho é fortemente relacionado à Páscoa. Essa associação remete a uma crença alemã – e de outros povos antigos – de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento.

Cidade do Coelho da Páscoa

Papai Noel mora no Polo Norte e o coelhinho, claro, só poderia morar aqui na Alemanha! Ostereistedt é uma cidade que vive o ano inteiro esse espírito da Páscoa, também não poderia ser diferente, seu nome significa “Cidade do Ovo de Páscoa”.

Lá existe um parque, onde crianças podem passear e brincar com o Hanni Hase, o coelhinho da Páscoa. Inúmeras atividades como fazer a caça aos ovos (esses sim de chocolate) escondidos no bosque, passear de pônei, e muitos mais, transformam esse lugar especial para as crianças!

Fogueira e Velas

As celebrações de “Ostern” (Páscoa, em alemão) não se limitam às tradições cristãs, mas incorporam elementos da mitologia germânica. Segundo o mito, a festa contempla a chegada da primavera e representa a vitória do sol sobre o frio do inverno. Em algumas regiões, é comum acender fogueiras (Osterfeuer). O fogo tanto é o símbolo do sol, como da chama da fé, estando ainda ligado à purificação. Desde antigamente, a “limpeza de Páscoa”, na Alemanha, começa no pátio da igreja, onde os fiéis juntam restos de madeira, galhos e as ramas secas que sobram do Domingo de Ramos. Faziam uma grande fogueira, a ser acesa na noite de sábado para domingo. Nessa fogueira, acende-se a Osterkerze, a vela da Páscoa, que é levada para a igreja, que está às escuras, em procissão. Na ocasião, os fiéis cantam três vezes a canção Lumen Christi, a luz de Cristo.

osterkerzen2014__480

Culinária

A culinária alemã de Páscoa inclui a Osterzopf, uma decorativa rosca, na qual, depois de assada, podem ser colocados os ovos cozidos; o Osterlamm (cordeiro da Páscoa) não se trata de cordeiro assado – tradição judaica – e sim de uma massa assada em formas especiais, no formato de cordeiro; a Möhrencremesuppe, uma sopa com o legume preferido do coelhinho, a cenoura; e, por último, o Osterbraten, o assado de Páscoa, servido no domingo, que pode ser qualquer tipo de carne, não necessariamente cordeiro.

No Brasil, na Alemanha, e em qualquer lugar do mundo, a Páscoa é uma festa religiosa, onde se celebra a vida do Cristo ressuscitado. Por isso, para as mamães que acreditam, fica a dica de focar mais no real significado da Páscoa com a criançada, deixando o lado comercial de fora desta importante celebração.

Você também pode gostar de:

Ovos de Páscoa: não se deixe levar! Dicas para a hora das compras.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s