Os pés precisam de espaço.

Esses dias fui comprar sapatos para as crianças… de novo! Como crescem esses pequenos e chulezentos pés! Além do que chutar grama, pedras e canelas, também pede sapatos novos. Embora aqui a criançada usa o tênis até furar (e um vai passando para o outro), tive que ir às compras!

Mas comprar sapatos para crianças não é tão simples assim, e bate a maior dúvida sobre qual número comprar. Você já se perguntou: Como encontrar os sapatos certos para o seu filho? O que procurar na hora de comprar um par de tênis ou sandália? Eu não sabia que um simples sapato pudesse envolver  tantas dúvidas.

Nessa minha última compra de sapatos recebi uma aula de presente da vendedora e compartilho aqui o que ela me falou e o que eu pesquisei sobre comprar sapatos para as crianças.

cb3941a394Pular, correr, escalar, passear, caminhar, subir, descer, escorregar, rolar, dançar ou chutar – os pés das crianças sempre estão em movimento! Para que eles se sintam bem e confortáveis e para que cresçam e se desenvolvam de maneira saudável, as crianças precisam de sapatos que se encaixem perfeitamente.

Fuss_im_SchuhNem pequeno demais e nem grande, o ideal é que na hora de comprar os sapatos, os dedos tenham de 12 a 17 milímetros de folga.  Minha mãe apertava a ponta do sapato para ver se estava muito grande na hora de comprar, e é bem isso. Esse espaço da frente é importante para o conforto e postura adequada dos pés.

3 coisas a serem observadas na hora de comprar os sapatos:

  1. Tamanho certo.
  2. Apropriado para a função.
  3. Forma adequada.

Além do tamanho ideal, o sapato precisa ser compatível ao seu objetivo. Não me compre uma chuteira para fazer caminhada. Ou uma sandália de festa para aula de educação física. Minha sogra sempre fala que era difícil achar sapato para meu marido porque o pé dele era alto. Pois bem, verificar se o formato e o modelo do sapato é o correto para cada um ajuda a evitar danos para os pés e dedinhos._3339535

Itens importantes na hora de comprar sapatos:

1. Leve a criança sempre junto.

2. Compre no período da tarde ou noite, pois durante o dia os pés aumentam um pouco de tamanho, e se você comprar logo cedo corre o risco do sapato machucar depois.

3. Certifique-se de que os sapatos são adequados para a forma do pé do seu filho, altura e largura.

4. Verifique se existe algum zíper ou enfeite que machuque os pés e se a parte de trás do sapato é muito dura, porque pode causar lesões no calcanhar.

5. Não esquecer que os pés das crianças precisam de espaço, portando o sapato certo é aquele que sobra 12 a 17 milímetros na frente.

schuh-freunden_2555552Perguntas interessantes…

Ganhei sapatos usados da vizinha, eles são adequados?

Se respeitar o espaço para que os dedos fiquem livres, e a forma adequada para os pés das crianças, não existe problema em usar um sapato velho.

Para ficar em casa é melhor um sapato ou meias antiderrapantes?

Meias antiderrapantes é a melhor opção. Com as meias os pés ficam mais livres e podem movimentar-se mais.

É melhor um sapato grande do que um pequeno?

Nem grande e nem pequeno. O pequeno machuca, e pode danificar a formação e o desenvolvimento dos dedos. Os grandes podem causar quedas e não contribuem para o regular equilíbrio.

Quanto mais caro, melhor?

Não. Preço caro não é garantia de conforto. É importante respeitar o tamanho e a forma adequada.

Criança pode usar sapato com salto?

Não. O uso de sapato de salto em crianças pode causar problemas como joanetes e neuroma de Morton, além de torções  causadas pela queda. Gente pelo amor, criança corre, pula, dança, e o salto não ajuda, muito pelo contrário, só atrapalha. Além disso salto é para gente grande, vamos deixar a criança ser criança.

Qual o melhor tipo de sapato para as crianças?

“O sapato ideal é o tênis, com uma pequena elevação na parte de trás e, tanto quanto possível, as crianças deveriam andar mais descalças.” Renata Martins, fisioterapeuta.

schuhe_21155242E então, mamães? Gostaram? Espero que sim…

Beijos e até a próxima

🙂

asupermammy.com

facebook.com/asupermammy

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s